
Pirâmide de Quéops (ou Khu-fu)
Localização: Fronteira de Gizé, Egito.
Altura estimada: 146 metros (Atualmente, 138,8 metros, redução devido á erosão)
Maior e mais pesada obra já construída pelo homem!
Pirâmide de Quéops (ou Khu-fu), também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou simplesmente Grande Pirâmide, localizada na Necrópole de Gizé, na fronteira de Gizé, no Egito. É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta.
A pirâmide recebeu o nome do Faraó Quéops, que reinou entre 2.551 a.C a 2.528 a. C. No qual seria utilizada para ser a tumba do Faraó, na antiga Mênfis.
Quéops tem mais de 6 milhões de toneladas de pedra.
Como mencionado anteriormente, foi considerada pelos gregos antigos como uma das sete maravilhas do mundo. A única das maravilhas antigas que sobreviveram aos dias atuais. Sendo uma das maiores atrações turísticas no mundo.
O historiador grego Heródoto chegou a visitar o local das pirâmides dois mil anos após a construção e constatou que cerca de 100.000 homens livres trabalharam para erguer o monumento. Foram mais de duas décadas carregando as rochas para que a pirâmide pudesse ser concluída, no qual seria a tumba do Faraó Quéops.
A pirâmide foi originalmente construída com blocos de calcário polido, o que lhe dava uma superfície brilhante e reflexiva (esta cobertura foi destruída durante as invasões árabes muitos séculos mais tarde).
Ela é considerada umas das grandes maravilhas da engenharia da história, e uma explicação satisfatória sobre sua construção ainda está para ser encontrada. Fora este mistério, a principal questão é qual seu objetivo. Apesar de sua finalidade principal ser a tumba do faraó, nunca foi encontrado nenhum sinal dos corpos dentro das câmaras da pirâmide.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
Qualquer que seja seu objetivo, a Grande Pirâmide é há muito tempo um símbolo de poder, conhecimento esotérico, e mistério infinito.
As pirâmides estão localizadas no centro de massa da Terra, na mais longa linha de latitude e longitude. O meridiano que corta o centro da Pirâmide divide também o mundo em duas partes iguais;
Fontes:
Imagens:
R.F Morgan Aidan Dodson Mohamed Abd El Ghany Newhouse, E.L. alicerce da luz